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Marketing Digital para Perfis Políticos

Marketing Digital para Perfis Políticos

No sábado, 09/07, eu e o Rafael Guimarães (social media e diretor de arte do grupo) ministramos o curso “Política nas Redes Sociais” aqui em Foz do Iguaçu.

Entre os assuntos abordados, falamos sobre a legislação específica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a campanha política na internet e demos dicas de planejamento de posts no Facebook, construção da personalidade da candidatura e cases de candidatos e políticos que utilizam as redes sociais de forma eficaz.

Neste ano, pela primeira vez a internet no Brasil pode fazer a grande diferença em uma campanha política municipal, por causa das normas publicadas pelo TSE. Entre estas normas, a principal é a diminuição da campanha na TV e a proibição de várias mídias off line como outdoor e cavaletes.

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Confira algumas dicas para fazer uma boa campanha nas redes sociais:

1 – SAIBA O QUE FAZER NA CAMPANHA E PRÉ-CAMPANHA

Na pré-campanha (período que vai até o dia 15 de agosto) não se pode afirmar publicamente que você é candidato. Na pré-campanha é o período de manifestar suas ideias, projetos e opiniões mediante textos, entrevistas e até vídeo-selfies, mas de forma cuidadosa.

Exemplo:
Publique textos, imagens com projetos relevantes para a sociedade e no final sempre deixe claro: “pretendo ser candidato“.

A pré-campanha é o momento de se tornar relevante. De fazer com que a sociedade te conheça. É preciso refletir a campanha off-line nas redes sociais. Se você apresenta ideias para os seus amigos, apresente estas mesmas ideias no Facebook com uma linguagem acessível. Crie um infográfico, um vídeo ou até mesmo um meme (porque não?).

Só não fique apenas postando fotos das reuniões, com amigos, conhecidos ou com aqueles que estão recebendo suas visitas.

Na internet, foque em ideias e projetos!

2 – ENTENDA A LÓGICA E A LINGUAGEM DA INTERNET

Na internet, as pessoas estão para conversar com amigos, encontrar relacionamento e falar divergentemente sobre assuntos alheios. Faça um conteúdo leve. Dê informações relevantes e não faça o usuário perder tempo, pelo contrário, faça ele se apaixonar por o que você irá publicar.

Use os memes ao seu favor – mas com moderação. Faça listas e use muitas imagens e vídeos diretamente na plataforma do Facebook. Fale da forma como as pessoas estão falando nas redes sociais e crie interação e saiba usar as ferramentas ao seu favor.

Vai falar sobre o município aumentou a arrecadação do IPTU e não reverteu para a sociedade? Que tal usar um vídeo animado, um gif ou até mesmo um infográfico para mostrar esses dados para a população?

Simplificar é a palavra de ordem

3 – CRIE AUTORIDADE NO ASSUNTO

Mas antes disso descubra em que assunto você é o especialistas. Você quer falar com o público LGBT? Com os moradores da área central? Com os problemas que a periferia está passando? Representa os interesses de determinado setor comercial?

Encontre o que você sabe de melhor, foque nesse assunto e se torne referência.

4 – USE MUITAS IMAGENS

Fotos no Facebook geram mais interações que textos e links. Imagens reforçam sua identidade de marca pessoal no Facebook e ajudam muito no relacionamento com o usuário. Se suas postagem provocam reações e interações positivas você está no caminho certo para ampliar o seu alcance orgânico.

93% das publicações mais engajadas possuem imagens.
• 53% mais curtidas em postagens com fotos.
• 104% mais comentários em conteúdos visuais.
Ou seja, para posts com maior alcance, procure inserir imagens.

5 – NÃO COMETA OS SEGUINTES ERROS:

  1. Praticar retórica de acusação
  2. Dar informações falsas ou fazer promessas irrealizáveis
  3. Comprar briga e não manter uma conduta profissional
  4. Não responder o eleitor / internauta
  5. Deixar as redes desatualizadas

Quer aprender mais sobre como usar as redes sociais a seu favor nesta campanha eleitoral? Deixe os seus dados no seguinte formulário que entraremos em contato.

Garon Piceli

26 anos, dramaturgo e jornalista com especialização em cinema pelo Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales de Buenos Aires. Pós ecouton em turismo pela Université ParisSorbonne. Contato: garonphn@gmail.com

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